22• Pantagruélica Orgíaca. São dois vocábulos que vão bem, estes... "pantagruélica orgíaca" saem bem com qual quer coisa.
Não se sabe a resposta a dar? Nada mais fácil: "pantagruélica orgíaca"!
Quer-se impressionar alguém pela elevada sapiência e inusitado nível cultural? Lança-se a propósito de nada a temida locução "pantagruélica orgíaca" e, sucesso garantido: deixa-se, no mínimo, embasbacado o interlocutor, a dar voltas à massa encefálica para entender o que ouviu...
Pretende-se passar por detentor de um saber enciclopédico, capaz de arrasar qualquer académico de 'meia-tigela'? Deixa-se escapar a "pantagruélica orgíaca" e é só ver a cara de pasmo que se plasma em quem ouve.
E quando não se sabe que rumo dar à conversa, e se pretende impressionar?!... Solta-se um sonoro "pantagruélica orgíaca", e é ver espraiar-se à nossa volta um respeitoso silêncio espectante, qual onda na praia, na maré vazante!...
Pois é... as futilidades e as coisas vazias de sentido são sempre aquelas que mais sensação causam ao primeiro impacto; mas os incautos que chapem com o "pantagruélica orgíaca" e não tomem as devidas providências, e verão o tombo que levam! E não é só a "pantagruélica orgíaca": é também "o que concerne", a "ideossincracia", a "contextualização"... E tudo junto, então, traduz o expoente máximo da verborreia vazia de sentido:
"O que concerne à contextualização da ideossincracia pantagruélica orgíaca".
Ou, como diria o Serafim Saudade, "isto é efectivamente derivado ao fatalmente, na medida em que pois é!"
Claro.
Mais um Carnaval!
5 years ago